+55 27 3066-2968
» Energia solar

 

» Elaboração de projetos e instalação de energia solar e eólica.
A economia gerada pela energia solar tem um impacto direto sobre o orçamento da sua industria ou residência. Sua utilização diminui os custos de manutenção dos sistemas e das despesas elétricas como um todo. O investimento inicial é coberto por essa economia de gastos. Uma grande vantagem da energia solar e que ela não causa impacto negativo sobre o meio ambiente, já que essa fonte energética não emite resíduos poluentes. O mercado econômico e os próprios consumidores, valorizam muito as empresas que se preocupam com a sustentabilidade e meio ambiente.

ETEM Engenharia, foi constituída em 13/09/1994, com sede no Espirito Santo, voltada à execução de serviços e desenvolvimento de projetos Industriais. Começamos a trabalhar com elaboração de estudo de viabilidade, projetos e instalação de energia fotovoltaica há mais de quatro anos, com profissionais qualificados garantindo a satisfação dos nossos clientes. Temos como prioridade fazer cumprir nossos objetivos e metas com a melhor prestação de serviços, qualidade e prazos. Com excelência em nosso atendimento e principalmente na adequação dos custos às necessidades dos clientes. Desenvolver, fornecer serviços e soluções tecnológicas, buscando satisfazer as necessidades, comprometimento a realização das pessoas e desenvolvimento sustentável da sociedade.

» Existem três conceitos de sistema de energia Fotovoltaica:
1) Sistema autônomo ou “Off Grid”: Funciona totalmente independente de outra fonte de energia exceto a luz solar. É composto por painel (módulo fotovoltaico), que capta a energia do sol e acumula em baterias, do controlador de carga que supervisiona e gerencia a operação de carga e descarga das baterias, fusíveis e dispositivos de proteção proporcionando a segurança ao sistema . Não requer infraestrutura como fios, quadros de conexão ou disjuntores. Seu funcionamento é automático, autônomo e individual.

2) Sistema híbrido ou “Grid – Tie”: Funciona alternadamente tanto na fonte solar como na energia vinda de uma segunda fonte. É um sistema importador de energia, que utiliza esta segunda alimentação como back up, que pode vir de um gerador eólico ou diesel, da rede pública, etc. É composto pelos mesmos equipamentos do sistema Off-Grid, todavia contém um controlador especialmente desenvolvido pela que recebe a energia de duas entradas, supervisionando e controlando-as na operação de recarga e descarga das baterias.

3) Sistema integrado à rede ou “On-Grid”: Funciona conectado à rede pública alternando o suprimento de energia entre a fonte solar e a rede pública, etc. É um sistema importador e exportador de energia. Resulta a economia que se obtém na compensação do consumo noturno verso a geração diurna. Todavia não utiliza baterias e assim, se faltar energia da rede durante a noite, faltará para atender aos equipamentos também. É composto por painéis solares e inversor bidirecional.

A Energia Solar é uma fonte de energia renovável e limpa, uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente.

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.

» Vantagens

- As células solares e painéis solares que são necessários para aproveitar a energia solar tem um custo alto de aquisição. Embora não existem peças móveis em um painel fotovoltaico ou célula solar, ou seja, quase não tem disgaste mecânico.
- Os paineis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas com uma limpeza anual.
- A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas.
- O processo fotovoltaico é um processo 100% silencioso.
- A capacidade para gerar de cinco a seis horas kw/dia de energia
- O retorno do investimento situa-se entre os 3 e os 6 anos, dependendo da tarifa contratada.

 

 

- A energia solar fotovoltaica é considerada uma das principais energias renováveis, ou energia limpa como também é conhecida, pois traz enormes benefícios ao meio ambiente. - Não gera resíduos e não emite gases de efeito estufa. - Existem muito mais vantagens ao se usar um sistema fotovoltaico, além da questão da sustentabilidade. - Com um sistema de energia solar fotovoltaico você consegue, a longo prazo, ter uma economia de até 95% na sua conta de luz (você só paga a taxa mínima de disponibilidade da rede). Além disso, você consegue recuperar seu investimento em torno de cinco a nove anos. - Diversos outros benefícios, como por exemplo, durabilidade, praticidade e rápida instalação. O sol, a fonte dessa forma de geração de energia elétrica, está disponível o tempo todo a aprodução de energia solar fotovoltaica. Seus benefícios para a economia do país também são fundamentais.

 


» Energia solar para a iluminação de grandes pátios de armazenagens.

Iluminação externa de pátios de armazenagens; lâmpadas Led, baterias estacionárias, controlador de carga e pode ser instalado no Poste, Funciona em 12V.

O sistema é composto por luminárias LED, , painel solar regulável com suporte articulado , braço de sustentação, gabinete especial para conter o controlador de carga e descarga das baterias, circuitos eletrônicos de proteção e as baterias. Trabalha com tensões 12 ou 24 Volts, não oferecendo risco de choque às pessoas.

Possui a função de “fotossensor” incorporado, ligando a luminária ao escurecer e desligando ao amanhecer automaticamente, funcionando por todo o período noturno, reiniciando o processo de recarga para a noite seguinte. Opera sem a intervenção humana, noite após noite.

» Tipos de Paineis Fotovoltaicos

1º PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO MONO-HETEROJUNCTION Smart Wire 22% EFICIENCIA
Eficiência comercial da célula fotovoltaica: aproximadamente 22%
Técnica: Czochralski / n-type c-Si
Forma: Arredondada
Tamanho padrão das células fotovoltaica: 156mm x 156mm.
Cor: quase preto (com antirreflexo).

2º PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO DE SILICIO MONOCRISTALINO 20% EFICIENCIA
Eficiência comercial da célula fotovoltaica: 14 – 20%
Técnica: Czochralski
Forma: Arredondada
Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm; 12,5x12,5cm; 15x15.
Cor: azul escuro ou quase preto (com antirreflexo),
cinza ou azul acinzentado (sem antirreflexo).

3º PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO DE SILICIO POLICRISTALINO 19% EFICIENCIA
Eficiência comercial da célula fotovoltaica: 13 – 19%
Técnica: Fundição de Pólisilicio, Aquecimento em forma.
Forma: Quadrada
Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm; 12,5x12,5cm; 15x15.
Cor: azul (com antirreflexo), cinza prateado (sem antirreflexo).

4 º PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO DE FILME FINO OU SILÌCIO AMORFO 10% EFICIENCIA
Materiais como vapor de silício, telureto de cádmio, arsenieto de gálio ou vários híbridos destes elementos.
A vantagem deste tipo de tecnologia fotovoltaica é que ela pode ser aplicada de diversas maneiras, por exemplo, para fazer painéis de energia solar flexíveis.

» Energia Eólica

O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. “Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos .
para transmitir a energia para o continente.
Um sistema eólico pode ser utilizado em duas aplicações:
• Sistemas isolados, que armazenam a energia em baterias, normalmente utilizados em aplicações residenciais e de menor escala
• Sistemas integrados à rede, que entregam a energia direto para a rede elétrica, normalmente em maior escala e com fins comerciais
Existe também a aplicação off-shore que é um sistema de produção de energia eólica instalado no mar, que aproveita os ventos fora da costa e utilizam redes elétricas para transmitir a energia para o continente.
A energia do vento tem a grande vantagem de ser inesgotável e causar pouquíssimo impacto ao ambiente.



Av. Eldes Sherrer Souza, 1025 - Sala 510 - Parque Residencial Laranjeiras, Serra - ES / CEP: 29165-680